Do briefing ao arquivo final.

24/02/2010 • Escrito por Alexandre Ferrer

Briefing

Para agilizar o processo de criação de um material impresso ou digital, existe um ciclo que facilita a ligação entre o cliente e o design. Abaixo uma básica apresentação dos ítens desse ciclo.

Briefing: Fundamental para a criação, ele dá a orientação que o design precisa. Basicamente ele deve ser composto do objetivo, idéia e o conteúdo do material a ser criado.

Envio de arquivos: Muitos trabalhos dependem dos arquivos que o cliente fornece para o design. Veja com seu design qual a melhor forma de enviar esses arquivos.

Pesquisa: O design deve fazer uma pesquisa aprofundada sobre o mercado, concorrentes, meios de comunicação, e do produto ou serviço que irá desenvolver o trabalho.

Criação: Com uma boa base de dados adquiridas com o briefing e a pesquisa, o design deve criar opções de layouts seguindo os padrões estabelecidos pelo cliente.

Envio do Layout: Ao enviar o layout, o design deve explicar qual a idéia que ele teve para criar esse novo material.

Revisão do layout: É aconselhável que o cliente crie uma lista com as alterações, e que evite passar alterações picadas, isso irá atrasar o processo seguinte.

Refação: O design deve analisar as alterações enviadas e caso veja que alguma não ficará boa, ele deve apresentar alternativas com fundamento para seu cliente. Ao enviar o arquivo com alteração, o design deve revisar muito bem, para que não haja nenhum erro.

Revisão Final: O cliente ao receber o arquivo com as alterações, deve verificar se não há nenhuma outra alteração e se o trabalho estiver correto, confirme essa informação para o design.

Envio do arquivo final: O design deve revisar todo o material e depois disso fechar o arquivo. Além disso o design deve ficar a disposição do cliente e da gráfica para possíveis dúvidas.

Leave a Reply