Planejamento de marca e o design

15/01/2010 • Escrito por Alexandre Ferrer

designNo mercado atual o planejamento é um ítem fundamental para obter sucesso. Podemos pensar em planejamento de produtos, planejamento de produção entre outros. O que não pode ser esquecido é o planejamento da marca e o design. Um bom planejamento de marca começa com o objetivo e o conceito que ela quer passar para seu público alvo e prospects.
A criação de um conceito é uma das etapas que não devem ser descartadas pois, ele dará todo o caminho a ser seguido. Após isso outro fator importante é a identidade que ela vai ter no mercado, essa é a parte onde o design e os objetivos propostos pelo marketing trabalham juntos.
A identidade da marca funciona quando é elaborado um bom guideline e que as empresas que farão o serviço de design e publicidade sigam esse material. Não importa o tamanho do guideline, mas que ele seja claro em muito bem pensado pois quando a marca for lançada no mercado.
Ela não pode sofrer mutações em um curto período de tempo, pois assim, toto o esforço e investimento sobre ela corre o risco de acabar sem identidade e não ter seus objetivos alcançados. A marca é um dos maiores patrimônios de uma empresa e deve ser tratada com seriedade.
Pense bem antes de qualquer ação promocional, seja ele um anúncio de revista ao simples brinde. Analise sempre o seu público, qual a linguagem que é mais apropriada e seus meios.
O design entra como um divisor entre os seus concorrentes, ainda mais com a quantide de informações visuais que recebemos diáriamente. Tudo deve ser pensado quando falamos em design, ele deve ter explicação para cada elemento aplicado para não fugir do conceito da marca e de seus objetivos. No meu ponto de vista um bom design é aquele que alcança seus objetivos e não importa se foram utilizados muitos ou poucos recursos gráficos.
Tudo vai depender da proposta apresentada pelo cliente. Temos aquele “dito popular” de que quanto mais simples melhor, mas não concordo com isso, eu acredito que a idéia sendo ela simples ou complexa (não a complexidade de entendimento mais sim de criação de elementos gráficos) deve ser aplicada dependendo dos objetivos e público a ser atingido.

Leave a Reply