Qual o melhor programa para criar um elemento gráfico?

04/02/2010 • Escrito por Alexandre Ferrer

programas

Muito se discutiu sobre esse assunto, ainda mais com a gama de programas que podemos utilizar para realizar trabalhos gráficos. Alguns defendem seus programas preferidos, mas para mim o primordial é a utilização de programas da Adobe (como o Photoshop, Illustrator e InDesign), pois trabalham interligados.

Teoricamente, o Photoshop é um programa de edição de fotos que trabalha com pixels, o Illustrator desenvolve ilustrações vetoriais e o InDesign cuida da parte de diagramação. Isso é apenas a parte teórica, pois as funções existentes nestes programas possibilitam bem mais do que isso.

No meu caso, utilizo o Photoshop para editar fotos, criar e diagramar folhetos, anúncios, sites e E-mail Marketing (mala direta via E-mail). Este programa tem como vantagem suas ferramentas de edição de imagens, mas em desvantagem a complexidade de criação de alguns elementos gráficos. 
 O Illustrator utilizo para a criação de elementos gráficos que não envolvam fotos como ilustrações, criação de logotipos e ícones gráficos. As ferramentas inteligentes desse programa possibilitam a criação de elementos gráficos com muita precisão, porém não possibilitam edição de elementos gráficos pixelados. Já o InDesign utilizo apenas para diagramar trabalhos como catálogos, livros e folhetos. É um ótimo programa para essa função já que trabalha interligado com os outros citados anteriormente.

Estes são alguns exemplos de utilização e materiais que podem ser feitos nesses programas, isso porque as possibilidades são inúmeras e existem muitas formas de criar e executar um projeto. Cada um deve utilizar aquilo que é melhor para o seu trabalho, seu desenvolvimento e sua finalidade. 
 A utilização de programas é um tema muito abrangente e eu pretendo postar mais sobre isso aqui no site.

Leave a Reply